Jean-Baptiste Say foi um economista francês, nascido em Lyon, França, em 1767. Quando jovem, trabalhou com o seu irmão na Inglaterra e adquiriu experiência prática no comércio e no exterior. Posteriormente, ao retornar para França, editou um periódico de 1794 a 1800, sendo um representante de ideais liberais da escola clássica.
Em 1803, desenvolveu a sua principal obra: “Tratado de economia política”, definindo a economia política como “a exposição da maneira como se formam, se consomem e se distribuem as riquezas” na qual fez algumas importantes observações para a economia da época, dentre as quais:
· A compra de um de um produto só pode ser feita pelo valor de um outro produto;
· A formação de um produto abre no mesmo momento a procura de outros produtos;
Dentre as suas teses, a que ficou mais conhecida foi a lei dos mercados, também conhecida como Lei de Say. Essa teoria consiste em, para se haver uma demanda, ser necessário que haja uma fonte de oferta; pode haver um desejo de consumo, mas a demanda apenas será efetiva se existir uma produção anterior. Contudo, alguns séculos depois essa tese se popularizou de forma errônea devido a uma interpretação equivocada, tendo uma principal influencia de um outro economista famoso, John Maynard Keynes.
Comments