top of page
R.I.C.A.

A História de Francis Amasa Walker

Aos dias 02 de julho de 1840, em Boston, Massachusetts, nasce o filho mais novo do casal Hanna e Amasa Walker. Amasa Walker era político estadual e um economista proeminente. A sua família se muda para North Brookfield, também em Massachusetts no ano de 1843.

Quando pequeno, Francis era conhecido por ter um temperamento notável e uma personalidade magnética.

Aos seus 7 anos ele começou os estudos e estudou latim em várias escolas públicas e privadas em Brookfild. Aos 12 anos ele foi enviado para academia Leicester, onde se preparou para faculdade até os seus 14 anos. Entre os seus 14 e 15 anos ele estudou grego e latim.

Aos 15 anos ingressou na faculdade de Amherst College, onde se formou em direito aos 20 anos. Ao fim da faculdade ele se juntou a um escritório de advocacia.

Francis se voluntariou a participar do exército americano, contra as vontades do seu pai, quando as tensões entre Norte e Sul aumentaram no seu país, no inverno de 1860 para 1861. Aos seus 21 anos, após a primeira batalha, conseguiu o consentimento do seu pai e o cargo de sargento do exército. No mesmo ano, um mês após foi promovido a capitão. Aos 22 anos se tornou major do segundo corpo do exercito potonarc. Aos 23 anos foi promovido a tenente-coronel. Aos 24 anos foi nomeado coronel, ano no qual também foi preso pelos inimigos e conseguiu ser libertado por uma troca. Também neste ano ele renunciou devido aos ferimentos e a sua saúde. Aos 25 anos foi nomeado brigadeiro do exército voluntário.

Aos seus 25 anos também se casou com Exene Evelyn, com quem mais tarde teve 7 filhos, se recuperou ainda nesse ano dos seus ferimentos e começou a ajudar o pai dando palestras sobre política, latim, grego e matemática em Amhert College, além de ganhar um cargo no Springfild Republican Editorial.

Em 1869, aos seus 29 anos, utilizou das suas influências para ser chefe do departamento de estatísticas dos EUA e foi indicado para ser superintendente do censo de 1870. Como superintendente do censo, tentou uma posição reformista moderada, livre dos métodos ineficientes dos sensos passados, porém não obteve sucesso pois a legislação não permitia as alterações e teve que fazer o censo nos moldes antigos.

Um dos grandes marcos da sua vida foi quando ele desenvolveu o Atlas estatístico dos EUA, um trabalho sem precedentes. Aos seus 32 anos assumiu a posição de membro do comitê escolar da faculdade de Yale. Aos 36 anos, teve um ano muito marcante em sua vida, com destaque para sua participação na exposição do centenário de 1876, na Filadélfia, onde conheceu o presidente do MIT. Nos anos seguintes se tornou membro da academia de ciências e conduziu novamente o censo, onde conseguiu aplicar as mudanças que desejava e adquiriu sua reputação como estatístico além de criar um escritório para o censo.

Aos seus 41 anos, foi nomeado presidente do MIT, que era ainda pequeno e passava por vária dificuldades na época, neste ano também foi eleito presidente da associação americana de estatística. Enquanto presidente do MIIT, Francis instituiu os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geologia e Arquitetura Naval, além de reconhecidamente ter lutado por importantes melhorias para alunos e professores. Nos anos que seguiram ainda foi vice-presidente da academia de ciências e lançou o instituto internacional de estatísticas.

Durante a sua vida de realizaçõe Francis ainda desenvolveu a teoria dos fundos salariais, foi um grande opositor ao movimento socialista, defendeu a participação dos lucros e expansão de oportunidades educacionais, foi professor de Havard, foi presidente inaugural da American Economic Association e criou a teoria do bimetalismo.

Francis Amasa Walker, faleceu de derrame aos 56 anos, no dia 5 de janeiro de 1897 e aos interessados em visita-lo, vale saber que ele está enterrado em North Brookfield, Massachusetts, no cemitério de Walnut Grove, na seção 1, lote 72.

474 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page