top of page
R.I.C.A.

História de DAVID CLARENCE MCCLELLAND

1. HISTORIA

David Clarence McClelland (20 de maio de 1917 - 27 de março de 1998) foi um psicólogo norte-americano, onde o qual publicou uma série de trabalhos entre os anos 1950 e 1990. De todos seus trabalhos promulgados em sua vida, os principais temas eram acerca sobre a personalidade e a aplicação desse conhecimento para ajudar as pessoas a melhorar suas vidas. Temas estes que foram, por exemplo, desenvolvimento de novos sistemas de pontuação para o Teste de Apercepção Temática[1] e o desenvolvimento da Teoria da Motivação de Conquistas, comumente referida como "necessidade de realização" ou teoria das Necessidades.


2. VIDA E CARREIRA

Fez Bacharelado em Artes da Wesleyan University (1938); Mestrado da University of Missouri (1939); PhD em psicologia experimental da Yale University (1941). Participou do corpo docente da Universidade de Harvard em 1956, onde trabalhou por 30 anos, atuando como presidente do Departamento de Psicologia e Relações Sociais.


3. TEORIA DAS NECESSIDADES

Desenvolvida na década de 60 do séc. passado por David McClelland, a Teoria das Necessidades procuravam explicar as motivações dos trabalhadores através da satisfação das suas necessidades. Nesta sua teoria, McClelland coloca em destaque aquilo a que chamou as necessidades adquiridas, isto é, as necessidades que as pessoas desenvolvem com a sua experiência ao longo da sua vida, à medida que interagem com os outros e com o seu ambiente. Dentre estas, existem três que segundo McClelland assumem especial importância, nomeadamente:


A. A necessidade de realização (need of achievement - nAch)

Que traduz o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente. As pessoas com esta necessidade evitam situações de baixo risco porque o sucesso que é atingido facilmente, não é uma realização verdadeira.


B. A necessidade de poder (need of power - nPow)

O desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros. Essa necessidade, normalmente é vista como indesejadas pelas demais pessoas.

C. A necessidade de afiliação (need of affiliation - nAff)

Representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade. Pessoas com alta nAff dão preferência ao trabalho que proporcione uma interação pessoal significativa.


4. CONCLUSÃO

Segundo McClelland, apesar de em graus diferentes, todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades. Contudo, apenas uma delas prevalecerá e definirá a sua forma de atuação. Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa. Esta teoria pode ajudar a identificar qual é a necessidade motivadora dominante em si, nos seus colegas, nos seus subordinados (caso os tenha), permitindo assim melhorar a definição de objetivos, a maneira como o feedback deve ser dado, qual a melhor maneira de motivar as pessoas e de recompensá-las.

[1] Apercepção Temática: Medir determinadas características da personalidade do trabalhador. Foi muito utilizado no estudo da motivação.


Autor: Vinícius Alcantara Oliveira

1.710 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


elson.amorimsf
Mar 22, 2019

faltou falar sobre Thiaguinho

Like
bottom of page