top of page
R.I.C.A.

Comportamento Empreendedor

Atualizado: 31 de mar. de 2019

Muitos creem que para a pessoa ser empreendedora têm que ter consigo características especificas de nascença, ou seja, a pessoa já nasce empreendedora, mas isto é um MITO! Existem características que podem ser desenvolvidas dia a dia para se aprimorar um comportamento empreendedor. Dito isto, cada empresa participante da turma de gestão elaboraram um pequeno texto para explicar melhor sobre essas características.


1. Comprometimento

O comprometimento é algo que deve ser trabalhado dia após dia, consigo mesmo e com outros ou seu redor. Estar comprometido a algo é entregar resultados, estar presente nas mais adversas situações e fazer o máximo para alcançar o que foi traçado como meta, até mesmo ir além.(AJJIL)


2. Exigência de qualidade e eficiência

É uma junção da entrega de bons resultados com os recursos disponíveis. O empreendedor deve se portar de tal maneira que consiga estabelecer e encarar os desafios, exigindo de si mesmo a buscar por soluções viáveis e inteligentes, mantendo sempre o máximo de qualidade e rapidez possível dentro desse processo.(AJJIL)


3. Buscar por Oportunidades e Iniciativa

O bom empreendedor desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Ter atitude de proatividade, antecipando-se às situações que lhe são impostas. Ter iniciativas a fim de buscar possibilidades de expandir seus negócios. Além disso, pesquisar e identificar oportunidades onde nenhuma outra pessoa teria a mesma sensibilidade.(ALPHABUSINESS)


4. Risco Calculado

O bom empreendedor, ao tomar uma decisão, estuda sempre os riscos associados a ela. Todas as possibilidades devem ser analisadas cuidadosamente, para que a relação risco-retorno fique bem definida. Cabe ao empreendedor definir quais riscos está disposto a correr e quais não estão. Praticar essa característica pode lhe ajudar a tomar decisões com mais consciência. Além disso, ao calcular os riscos, em algumas situações, é possível os prevenir.

(ALPHABUSINESS)


5. Persuasão e Redes de Contatos

A necessidade da capacidade de persuasão é uma parte clara de processos de negociação e da construção de empreendimentos. Não se deve entender a persuasão como exclusivamente usar de oratória e ofertas atraentes para convencer o interlocutor a concordar com uma situação favorável a nós, mas também como uma forma de estabelecer uma relação promissora e de duas vias, construindo confiança entre as duas partes, sendo importante levar em consideração as reais necessidades do interlocutor para se chegar a uma situação de ganha-ganha.

Essa relação de confiança e cooperação é uma forma de desenvolver uma rede de contatos com os quais se possa trabalhar e expandir as áreas de domínio de conhecimento e os meios que possam ser necessários para desenvolver empreendimentos que exijam competências e recursos além daqueles já estabelecidos por nós no momento em que

identificamos oportunidades - além de ampliar as chances de se encontrar novas oportunidades através da própria rede de contatos.(RE)


6. Busca de Informação

A busca de informações é uma característica que extrapola o empreendedorismo, sendo crucial no desenvolvimento humano e o que nos possibilitou um desenvolvimento exponencial desde o desenvolvimento da escrita, que permitiu a sobrevivência do conhecimento ao longo do tempo. Essa característica, no entanto, não se limita à pesquisa formal em livros, por exemplo. Por ser parte da natureza humana, a troca de informações está presente em quase todo contato interpessoal. Por ser algo tão importante e que nos define, não pode ser deixado de lado ao empreender. (RE)

7. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

· Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros

· É otimista e determinado, mesmo diante da oposição

· Transmite confiança na sua própria capacidade (RICA)


8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Um bom empreendedor precisa desenvolver a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possa ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

· Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas

· Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado

· Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão. (RICA)


9. e 10. Persistência e Estabelecimento de Metas

Você conhece o jogo “xadrez”? Os jogadores distribuem suas peças em um tabuleiro em busca de um objetivo: conquistar o “rei” do seu adversário. A cada rodada devemos movimentar nossos subordinados. No entanto, isso não nos torna o vencedor da partida sendo necessário montar uma estratégia para alcançar esse objetivo. Na vida, não é diferente antes de agirmos precisamos saber onde queremos chegar e definir o caminho que devemos seguir para alcançar nosso objetivo. Porém a estratégia que definimos para “vencer” tem uma tendência de ser árdua e para continuar conquistando o “rei” do adversário (vida) precisamos ser persistentes. Por definição: “Persistência é uma característica daquilo que não desiste fácil”. Uma frase que encontrei no google rsrs, diz o seguinte: “ A persistência faz dela uma vencedora”, eu vou um pouco mais além e digo que a persistência é um fator determinante para você conquistar o “rei do adversário, ou seja, conseguir seu objetivo de vida.

(GGBM)


Para ajudar você a desenvolver essas características foi feita pelo site uma tabela do Excel onde você pode fazer o acompanhamento das suas ações de forma sistemática, e descobrir onde você pode melhorar mais.


Link: https://static.wixstatic.com/ugd/64943f_283fff1c876845d5ae5296567af37946.xlsx


645 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page